Contabilidade no
Brasil:
Os primeiros atos que caracterizavam a evolução da contabilidade e até mesmo a
sua existência foram pautados em documentos legais, tais como a publicação em
1808, de um alvará obrigando os contadores gerais da Real Fazenda a utilizarem
o método das partidas dobradas na escrituração contábil.
Obs.: o código comercial não normatizou os procedimentos contábeis, apenas determinou que as empresas deveriam seguir uma ordem uniforme de Contabilidade e escrituração e ter os livros para tal atividade.
Obs.:
foram reconhecidos os cursos de Guarda Livros e Perito-Contador.
1940- Passo fundamental para o desenvolvimento da contabilidade no Brasil (Lei das Sociedades por ações) que estabelece procedimentos contábeis para as empresas nacionais.
1945- a profissão contábil foi reconhecida oficialmente como carreira universitária.
1946- fundação da
faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de são Paulo.
Obs.:
nesse ano foi criado o conselho federal de contabilidade e os respectivos conselhos
regionais. E também, foi feita a regulamentação dos cargos de contador e
guarda-livros.
1964- houve uma alteração
no processo de ensino da contabilidade, passou-se a adotar a escola de
contabilidade norte-americana e os seus
autores.
Pós- 1964- foi criada uma série de leis e decretos que influenciaram os rumos da contabilidade no Brasil.Ex.: Imposto de renda e à correção monetária.
1976-publicação da Lei das sociedades por ações, Lei n. 6404, que substituiu o decreto lei n. 2.627/1940, sendo utilizada até hoje.
Princípios da contabilidade: foram publicados em 29 de dez/1993. São responsáveis pelo balizamento das ações dos profissionais da área contábil.
Principais diretrizes: captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, pessoa física, jurídica, entidade de finalidades não lucrativas, empresas ou mesmo pessoas do Direito Publico, tais como: estado, município, união, autarquia.
Contabilidade: é a ciência que se ocupa do registro, através de técnicas próprias, dos atos e fatos da administração das entidades econômico-financeiras, que possam ser expressos monetariamente, possibilitando o controle, o estudo e a interpretação das variações do patrimônio da empresa, com também, fornecendo informações a todos os usuários interessados.
Contato:
(98) 8166 7975 / 8742 2033